O trecho da rodovia MT-240, entre os municípios de Arenápolis e Nortelândia, já foi cenário de graves acidentes com resultados dolorosos para a população das duas cidades e dos municípios vizinhos.

Duplicar o trecho já foi promessa reverberada em períodos de eleições por políticos em busca de votos.

Após sua eleição para prefeito de Arenápolis, Eder Marquis fez uma verdadeira via sacra até o Palácio Paiaguás e à Assembleia Legislativa em busca de apoio para a concretização do sonho intermunicipal de melhoria, com a duplicação da rodovia que une Arenápolis a Nortelândia e aos demais municípios do Médio Norte Mato-Grossense.

A obra de duplicação chegou a ser licitada em junho de 2022, mas resultou frustrada. Eder Marquis não desistiu.

Ele continuou cobrando do governador Mauro Mendes a duplicação da rodovia, tão importante para seu município quanto o ar que a população respira.

A luta de Eder Marquis finalmente será coroada de êxito.

O governo de Mato Grosso finalmente abriu novo certame licitatório para executar a obra. A informação foi divulgada no site da Sinfra-MT.

A notícia

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística lançou licitação para duplicar a rodovia MT-240, entre os municípios de Arenápolis e Nortelândia. A abertura das propostas será no dia 16 de abril e o investimento previsto na obra é de R$ 34,5 milhões.

O trecho que será duplicado tem 9,14 quilômetros de extensão.

A obra prevê ainda a construção de uma nova ponte sobre o Rio Santana, que divide os dois municípios, com 100 metros de extensão.

A duplicação da MT-240 é uma demanda antiga da população de Arenápolis e Nortelândia, uma vez que as duas cidades vizinhas são separadas por poucos quilômetros e há grande fluxo de veículos entre os municípios.

O projeto prevê ainda a implantação de uma ciclovia entre as duas cidades, melhoria na drenagem e restauração do asfalto no perímetro urbano. A Concorrência Pública será realizada por meio do Sistema de Aquisições (Siag) da Seplag.