Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa comemora 44 anos de existência

Unidade especializada é credenciada junto ao Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual e em serviços de Oficina Ortopédica

Ascom | SES

O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência - Foto por: Christiano Antonucci O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência.

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC) comemora, nesta segunda-feira (13.07), 44 anos de existência. Atualmente, o CRIDAC é uma unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, classificada como Coordenador da Política Estadual de Reabilitação, de atenção ambulatorial especializada e vinculada à Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

Criado em 13 de julho de 1976, pela então primeira-dama do Estado e presidente da Fundação de Promoção Social (PROSOL), Srª. Maria Ligia B. Garcia, o CRIDAC foi idealizado com o objetivo de reabilitar pessoas com deficiência. Ao longo da história, a unidade especializada passou por várias transformações, de modo a adequar-se às políticas de garantias de direito, sobretudo à saúde e reabilitação das pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O CRIDAC exerce um papel valioso para a rede pública de Saúde e é uma unidade que nos dá orgulho. A atual gestão trabalha para que a atuação do CRIDAC seja cada vez mais reconhecida, de forma a promover a reabilitação ideal aos pacientes que necessitam. Parabenizo todos os servidores e profissionais que atuaram e atuam neste importante Centro Integral”, disse o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O diretor da unidade especializada, Luiz Antônio Ferreira, destaca que o CRIDAC é credenciado junto ao Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual (CER III) e em serviços de Oficina Ortopédica. Isto é, o CRIDAC é a unidade de referência em oficina ortopédica pública do Estado de Mato Grosso.

“O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, desde a sua criação, tem contribuído com a população, reabilitando ou habilitando o deficiente, reintroduzindo o mesmo a sociedade. Além disso, desempenha um importante papel norteador da Política Estadual junto aos órgãos, unidades descentralizadas e conselhos”, pontuou o diretor.